Oil e Gas

Em geral, os eixos das máquinas rotativas são balanceados aplicando os métodos para rotores rígidos. Normalmente, o desequilíbrio de rotores rígidos não muda dentro da sua faixa de velocidade. No entanto, isso não é mais válido para os rotores de turbomáquinas (turbinas, compressores, geradores, etc.). Durante a rotação, esses rotores atingem sua primeira velocidade crítica ou ao menos passam por uma velocidade crítica. Ao mesmo tempo, as vibrações e as forças de rolamento dinâmico aumentam e o desequilíbrio do rotor fica depende da velocidade.

Esses rotores flexíveis exigem procedimentos de balanceamento específicos (ver ISO 11342). Isso também cria demandas especiais em de teste de alta velocidade e instalações de alta velocidade:
•Ao passar pelas velocidades críticas de rotores flexíveis, ocorrem altas vibrações e forças que devem ser controladas e monitoradas.
•O sistema de acionamento deve ser suficientemente forte para acelerar rapidamente os rotores flexíveis através de condições críticas de velocidade.
•As propriedades de rigidez dos rolamentos de balanceamento e os rolamentos operacionais devem ser comparáveis, portanto, as velocidades críticas e os modos de alojamento de um rotor flexível não estará sendo significativamente modificados.
•Os rotores flexíveis que transportam lâminas ou aletas devem ser balanceados com pressão de ar reduzida (vácuo) para minimizar o vento e o aquecimento do rotor, bem como os custos de investimento e operação do sistema de acionamento.
•Os edifícios de segurança ou os gabinetes de segurança adequados devem garantir que as peças fiquem dentro do compartimento, evitando que voem de um rotor flexível girando a velocidades muito altas ou se fragmentem a partir de uma explosão.
•O sistema de medição do desbalanceamento tem que oferecer ao técnico em balanceamento ferramentas para a aplicação dos métodos para balanceamento de rotores flexíveis.

As instalações HOFMANN de balanceamento em alta velocidade e teste over-speed atendem a todas as demandas de balanceamento e teste de rotores flexíveis. As instalações para balanceamento em altas velocidades e teste de over speed são adaptadas aos requisitos específicos de um projeto, por exemplo, aplicando conceitos individuais para o sistema de acionamento ou o gabinete de segurança.

Seminários sobre tecnologia de balanceamento de rotores em alta velocidade veis completam a gama de serviços Hofmann.